NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 12 dia(s)

Seleção de jurados para o I Concurso de Culinária e Fotografia

Contribua para uma competição justa e inspiradora.

#Cultura Há 19 dia(s)

Cinema pela Inclusão: Uma Noite de Emoção e Conscientização

Junte-se a nós na Escola Fátima Regina para uma exibição especial em homenagem à Semana de Conscientização do Autismo

#Educação Há 20 dia(s)

Unidos Pelo Autismo: Uma Semana de Conscientização

Celebrando a Diversidade e Fortalecendo a Inclusão na Nossa Comunidade

#Educação Há 42 dia(s)

Avalie.CE: Acompanhando o Sucesso dos Nossos Estudantes

Calendário de Avaliações Formativas - Fortalecendo as Bases em Língua Portuguesa e Matemática

#Cultura Há 53 dia(s)

TRE disponibiliza posto da Justiça Eleitoral em Penaforte

Cidadãos podem regularizar sua situação eleitoral na Secretaria de Cultura, de segunda a sexta

#Cultura Há 57 dia(s)

Lei Paulo Gustavo: pagamento liberado para os artistas de Penaforte

Prefeitura e Secretaria de Cultura apoiam projetos culturais em diversas áreas e agradecem a contribuição dos trabalhadores da cultura

#Saúde Há 63 dia(s)

Penaforte capacita agentes de saúde para enfrentar novos desafios

Programa Mais Saúde com Agente forma técnicos em atenção primária à saúde e fortalece o vínculo com a comunidade

#Cultura Há 83 dia(s)

Confira o resultado final da seleção de projetos culturais da Lei Paulo Gustavo

Confira os resultados finais para os editais lançados

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito